
21 maio, 2025
O Nobel da Agricultura é do Brasil
Cientista Brasileira Mariangela Hungria Ganha o “Nobel da Agricultura” por Avanços em Fixação Biológica do Nitrogênio. Confira!
Reconhecimento internacional consagra a trajetória de mais de 40 anos de dedicação à agricultura sustentável
A pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja, foi anunciada como a vencedora do World Food Prize 2025, considerado o “Nobel da Agricultura”, por suas contribuições científicas e práticas que revolucionaram a forma como o Brasil e o mundo lidam com o manejo nutricional de plantas.
Essa é a primeira vez que uma mulher brasileira recebe esse prestigiado prêmio internacional, concedido a personalidades que promovem soluções inovadoras para a segurança alimentar global. A cerimônia de premiação será realizada em outubro de 2025, em Des Moines, nos Estados Unidos, sede da Fundação World Food Prize.
Com mais de 40 anos de carreira dedicados à microbiologia do solo, Mariangela foi reconhecida por seu trabalho pioneiro com a fixação biológica do nitrogênio, tecnologia que substitui fertilizantes químicos por soluções naturais baseadas em bactérias benéficas do solo. Seu legado inclui não apenas centenas de publicações científicas, mas também impacto direto em campo, promovendo economia de mais de 25 bilhões de dólares em fertilizantes nitrogenados apenas em 2024, segundo dados da Embrapa.
O que é a Fixação Biológica do Nitrogênio?
A fixação biológica do nitrogênio (FBN) é um processo natural em que bactérias como os rizóbios se associam às raízes das plantas leguminosas (como a soja) e capturam o nitrogênio do ar, transformando-o em formas assimiláveis pelas as plantas.
Essa prática permite:
- Redução do uso de fertilizantes sintéticos
- Economia para o produtor rural
- Preservação do solo e do meio ambiente
- Menor emissão de gases de efeito estufa
Uma prática aliada da agricultura regenerativa e sustentável.
A Ferticorreção acredita no poder da ciência para transformar o agro, pois ambos tem o compromisso de produzir mais. Dentre as práticas que a Ferticorreção impulsiona, a utilização de microrganismos benéficos ao sistema, é uma delas. Juntamente com os olhares atentos aos manejos químicos e físicos do solo, que tem influencia no sistema com um todo.
Mostramos a importância de integrar todos os conceitos envolvidos na atividade agrícola e trata-los de forma integrada e não como fatores isolados. Afinal, nós nos inspiramos em histórias como a de Mariangela Hungria, que tanto contribuiu para a agricultura. Parabenizamos com orgulho essa grande pesquisadora pelo reconhecimento internacional e por seu impacto tão positivo na agricultura brasileira.
Continue lendo nosso blog
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato pelo formulário abaixo.